Inelegível Até 2030, Bolsonaro Insiste em Candidatura ao Planalto em 2026

Declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reafirmou, em entrevista ao SBT na segunda-feira (21), sua intenção de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026. Derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, Bolsonaro questionou a decisão judicial que o impede de disputar o pleito e se colocou como a principal liderança da direita conservadora na América do Sul.

“Como pode a maior liderança da direita estar fora da cédula eleitoral? Não tem cabimento”, declarou o ex-presidente, que também criticou a possibilidade de outros nomes da direita assumirem a dianteira na disputa. “A população não quer outro nome que não seja Jair Messias Bolsonaro. Eu sou o maior líder da direita na América do Sul, queira ou não”, completou.

Contexto da Inelegibilidade

A inelegibilidade de Bolsonaro foi determinada pelo TSE em 2023, devido a condutas durante a campanha de 2022, incluindo o uso indevido de estruturas públicas e desinformação. Apesar da barreira legal, o ex-presidente mantém intensa articulação política, participando de eventos e mobilizando sua base de apoiadores em redes sociais.

Alternativas na Direita

Com a impossibilidade jurídica de Bolsonaro concorrer, outros nomes da direita ganham projeção como possíveis candidatos ao Planalto. Entre eles, destacam-se a ex

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *